Pesquisar este blog

28 outubro, 2010

OVERTRAINING: EXCESSO DE EXERCÍCIOS


     O overtraining é um problema muito comum entre pessoas que praticam atividades físicas. Ele é  causado pelo grande desgaste do corpo devido ao excesso de treinamentos físicos que não respeitam a recuperação biológica, física e emocional. Muitos exercícios, alta intensidade, falta de descanso, número elevado de competições, monotonia do treinamento, predisposições, baixa ingestão de nutrientes e até fatores ambientais estão entre as causas.
     Os atletas que sofrem de overtraining sentem redução do desempenho, dores, falta de estímulo, variações de apetite, peso, sono e humor e até queda no sistema imunológico. Quadros de ansiedade, depressão, irritabilidade, estresse e nervosismo também podem ser conseqüências da prática de exercícios físicos em exagero, além de alterações nos níveis hormonais do corpo. 
     Fica enganado quem pensa que somente atletas podem sofrer de OVERTRAINING, pois qualquer pessoa que exagere nos itens citados anteriormente, pode sim ser vítima.
     Esse desequilíbrio entre treinamento e recuperação pode ser evitado com monitoração freqüente dos hábitos do atleta/praticante, como alimentação, padrão de hidratação, consumo de substâncias como o álcool, café, cigarro e qualidade e quantidade de sono, além do nível de estresse.
     Depois que o overtraining já afeta o corpo, o tratamento exige paciência e uma pausa longa nas atividades esportivas. Há casos que é preciso de uma recuperação de no mínimo 3 meses além de acompanhamento médico com medicação e ajuda de psicólogos ou psiquiatras. 
     Procure um Educador Físico e saiba moderar suas atividades.

Jenny Xavier
Personal Trainer
CREF 071616-G/SP
(11)9558-4984 / (11)7988-5574

Nenhum comentário:

Postar um comentário