Pesquisar este blog

25 outubro, 2010

TIPOS DE TREINOS: APLICANDO A CADA TIPO DE OBJETIVO

Saiba quais os tipos de treinos mais adequados aos seus objetivos e como executá-los. Sabemos que a musculação  é uma das atividades mais importantes no universo dos esportes e que é praticada por muitas pessoas, com objetivos distintos.

Sendo assim, você já se fez tais perguntas:
Qual o seu objetivo?
Aumento da massa muscular?
Melhorar a condição física geral?
Você quer emagrecer e ficar rígido?
Aumento da performance esportiva?
Aumento da potência da força muscular?
Aumento da resistência muscular?

Cada pessoa, após certo tempo de treinamento, adapta as técnicas, métodos e exercícios, de acordo com o seu nível de condicionamento, potenciais genéticos e objetivos. Uma correta programação de treinamento é essencial tanto para iniciantes, como para atletas. As pessoas reagem de forma diferente a estímulos iguais, por isso, a individualidade deve ser observada ao iniciar um tipo de treinamento.

Tipos de treinamento de musculação:
 - Hipertrofia muscular : É o aumento na secção transversa do músculo, ou seja, aumento no tamanho e no número de filamentos de actina e miosina e adição de sarcômeros dentro das fibras musculares já existentes. Este aumento de massa muscular depende de vários fatores, como resposta individual ao treinamento, intensidade e duração do programa de treino.

- Força muscular: É a capacidade de exercer força máxima para um dado movimento corporal. O aumento da força segue um certo curso temporal. Uma maior parcela de contribuição para este aumento vem da adaptação neural (melhora da coordenação e eficiência do exercício), porém, com o passar do tempo, a contribuição do aumento de massa muscular se torna essencial, para o aumento de força.

 - Potência muscular: É a combinação entre a velocidade e a força. Quanto maior a força ou a velocidade de execução, maior será a potência gerada. A potência muscular pode ser determinada com um único movimento (como nos levantamentos de peso) ou com uma série de movimentos aeróbios, com um grande número de movimentos repetitivos.

 - Resistência muscular: É o tempo máximo em que um indivíduo é capaz de manter a força isométrica ou dinâmica em um determinado exercício ou capacidade de manter a capacidade contrátil do músculo.

A escolha dos treinos a serem trabalhados será feita a partir principalmente dos seus objetivos, levando em conta o seu nível de condicionamento físico e disponibilidade de tempo. Para que todas essas variáveis sejam aplicáveis à você, consulte um profissional.

Jenny Xavier
Personal Trainer
CREF 071616-G/SP
(11)9558-4984 / (11)7988-5574

Nenhum comentário:

Postar um comentário